André Urani


André Urani nasceu em Turim, na Itália, mas era carioca por adoção. Pesquisador dedicado e apaixonado pela economia do Rio, André Urani era presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), onde entrou 2001. Entre 1997 e 2000, foi Secretário Municipal do Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período foi presidente do Conselho da Administração do Fundo de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho do Rio de Janeiro.
Em meados de 2010, André Urani e o também economista Fabio Giambiagi lançaram o livro "Rio: a hora da virada" (Elsevier Editora), uma coletânea de 19 artigos de 32 autores,
entre acadêmicos e integrantes dos governos, que discutia como a cidade poderia tirar proveito de grandes eventos que irá abrigar independentemente dos ciclos eleitorais. Era Doutor em Economia pelo Delta (Paris - França) e Mestre em Economia pela PUC-RJ. Desde 1992, era professor do Instituto de Economia da UFRJ. Recentemente, organizou com José Guilherme Reis e Giambiagi o livro " Reformas no Brasil: Balanço e Agenda", da Editora Nova Fronteira.


André Urani também foi membro do conselho de administração de algumas empresas, como Brasil Telecom (BrT) e Planet Finance Brasil. Também ocupou cargos em importantes associações e institutos. Entre 1995 e 1997, foi presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde permaneceu entre 1992 a 1996. Foi assistente de Pesquisa no INSEAD (Institut Européen des Affaires de Fontainebleau - França), no fim dos anos 80.

Vídeo de 2011 do André Urani no TEDxRio,
um dos últimos registro do nosso patrono.