PPP – Projeto Político-Pedagógico
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A educação brasileira disciplinada
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional[1],
que define a formação dos educandos no ensino fundamental, considerando seus
aspectos biopsicológicos e socioculturais, de forma crítica e reflexiva,
apresenta diferentes possibilidades de critérios na organização do processo de
ensino-aprendizagem no currículo escolar. A Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro criou e vem implementando o projeto político-pedagógico,
inovador, denominado Ginásio Experimental
Carioca, em sua rede de ensino:
“Considerando a necessidade de introdução de
novos métodos e práticas no cenário educacional que viabilizem a existência de
uma escola voltada para a excelência acadêmica e para a formação de jovens
competentes, autônomos, solidários e corresponsáveis por sua própria
suficiência, bem como pela transformação da comunidade e da sociedade em que
vivem” [2].
Hoje, na chamada sociedade da informação, o conhecimento se transforma a cada
momento, levando o tempo e o espaço, em diferentes âmbitos da sociedade, a uma
relatividade exacerbada. O mundo atual encontra-se em estado de metamorfose
constante, momento diferente de algumas décadas atrás. Nesta perspectiva, novos
recursos e novas metodologias são essenciais a uma educação eficiente e de
qualidade. Os GECs têm disponível rede sem fio de internet e netbooks para educandos e educadores,
além de toda a infraestrutura tecnológica nas salas de aula. Utiliza-se também
a Educopédia, que é uma plataforma de aulas digitais online, que reúne vídeos,
planos de aulas, jogos pedagógicos e possibilidade de reforço escolar
autodidata e/ou com tutoria do educador, via online.
Os avanços tecnológicos no mundo
contemporâneo vêm gerando mudanças significativas nos diferentes espaços
sociais e com isto alterando a noção de tempo e espaço da realidade,
interferindo, inclusive, nas inter-relações que compreendem o cotidiano
escolar. Essas mudanças vêm modificando a forma de vermos a realidade atual e
nossas ações sobre ela. O fluxo de informações transitáveis e transitórias,
disponíveis à todos no mundo globalizado, que Pierre Lévy (1999)[4]
denomina dilúvio das informações, interfere nos mecanismos biológicos que o ser
humano possui para sentir, pensar e agir no mundo, levando-o cada vez mais a
utilizar as tecnologias intelectuais, cujos objetos “desempenham um papel
fundamental nos processos cognitivos, mesmo nos mais cotidianos. Estas
tecnologias estruturam profundamente o uso das faculdades de percepção, de
manipulação e de imaginação” (Lévy, 1993, p.160)[5].
Sendo certo que cada ser humano
possui um currículo oculto oriundo da sua hereditariedade e experiência de
vida, o que gera sua complexa
subjetividade, todos os educadores da Unidade Escolar são responsáveis individualmente pelo educando, trabalhando em equipe, e ainda, trazendo à luz
do processo educativo, os seus responsáveis e/ou familiares.
O papel do “professor-tutor”, neste
novo conceito de escola, vem amplificar a relação educador-educando, dinamizando questões vinculadas ao projeto de vida do aluno e a sua ação protagonista na escola e na vida.
Após a criação e implementação dos
GECs em toda a rede de municipal de ensino, ocorre a criação dos Ginásios
Experimentais com focos específicos,
tais como no Desporto, nas Novas Tecnologias e nas Artes. A nossa Escola
Municipal 02.27.005. André Urani passa a assumir o projeto Ginásio Experimental
Carioca, com a prospecção de se tornar GENTE – Ginásio Experimental das Novas
Tecnologias Educacionais.
Ao iniciarmos as atividades em nossa
escola devemos tecer uma rede de conexões dos saberes e fazeres, que favoreça um
centro de excelência para promover a cidadania dos educandos. Inicialmente, é interessante a focar nas
questões ligadas diretamente às ações do/no cotidiano escolar, com objetivo de conjugar
a proposta pedagógica já elucidada pela SME/RJ aos projetos que tenham consonância
com os anseios de toda a comunidade escolar e ao uso das novas tecnologias nas
práticas pedagógicas.
Desta forma, a proposição se
encaminha por diferentes investigações:
-
Como
proporcionar ao aluno o aprender a
estudar, formar e apreender conceitos diante do dilúvio de informações?
-
De
que forma motivá-lo diante de uma escola, ainda, em transição curricular e com
carga horária ampliada?
-
O
professor formado num currículo, ainda linear das universidades, apesar das
atualizações, vem encontrando dificuldades para lidar com a
multi/trans/interdisciplinaridade[6]
no ambiente escolar? Então, como possibilitar um novo olhar do educador pela
ação e atuação hipertextual[7]?
-
As
habilidades e competências dos educandos em ferramentas digitais, como as redes
sociais, dentre outras, podem ser um elo de estímulo ao desenvolvimento de
projetos pedagógicos inovadores, levando a inserção do educador como sujeito
autônomo no ciberespaço?
-
Quais
recursos tecnológicos utilizar em sala de aula e em que espaço/tempo do
cotidiano escolar?
-
Como
construir valores num dilúvio de informações, durante a formação dos Projetos
de Vida dos educandos?
Enfim, são questões que não se
esgotam, mas que fomentam novas práticas e suposições relevantes, que não devem
ser tratadas linearmente, mas numa rede de complexidades, capaz de tornar o
nosso Ginásio Experimental Carioca, uma usina de ideias a ideais.
No nosso Projeto Político Pedagógico
(PPP) haverá a necessidade de ressignificação das tecnologias da informação e
comunicação na mediação do processo ensino-aprendizagem, evitando que estas
sejam inseridas no espaço escolar apenas de forma instrumental, e objetivando
sua apropriação como parte de uma “ecologia cognitiva”, onde a construção do
conhecimento deixa de ser vista como uma atividade individual, e passa para uma
perspectiva integrada com os sujeitos, saberes e objetos envolvidos no ato de
aprender.
LINDOMAR DA SILVA ARAUJO
Diretor
Matr. 11/170.452-7
[5] LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de
Janeiro: Ed. 34, 1993.
[6]
A Multidisciplinaridade é o estudo de um mesmo objeto por várias
disciplinas ao mesmo tempo. A
Transdisciplinaridade é uma abordagem que passa entre, além e através
das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade, são relações
entre os diversos saberes. E a Interdisciplinaridade é a transferência de métodos de uma
disciplina para outra (Pellanda, 2005, p.75).
[7] Uma nova forma de
pensar e de construir o conhecimento é a hipertextualidade, que vem se
constituir numa lógica rizomática, diferente das metanarrativas históricas e da
linearidade do pensamento próprias das ciências modernas. Esta perspectiva de
construção de textos e contextos é o próprio pensar contemporâneo, que Pierre
Lévy (1993, p.135), denomina ecologia
cognitiva, e diz: “Não sou “eu” que sou
inteligente, mas “eu” com o grupo humano do qual sou membro, com minha língua,
com toda uma herança de métodos e tecnologias intelectuais (dentre as quais, o
uso da escrita)”.
2 comentários:
"Somos parte de um todo e cada parte interage, se integra e se lança nesse desafio de SER e FAZER a diferença, em comum acordo, em busca de um futuro melhor"
Tenho orgulho de viver esse linda história!
Muito Bom!
Olá! Meu nome é Amanda Ribeiro Baiense de Souza, eu faço Pedagogia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), meu numero de matrícula é:201172503-6, qualquer coisa pode conferir. Eu precisava saber sobre a abertura desta escola e sua disponibilidade de seu PPP (sei que todas as escolas deveriam disponibilizar, mas na maioria das vezes isso não ocorre de maneira informatizada) a disponibilidade do seu tem sido de grande valia para minha formação já que pretendo trabalhar na área educacional, só precisava tirar algumas duvidas, não quero incomodar, mas, é de estrema importância para eu saber se poderiam me informar a data de formação desse Blog, se a escola é aberta para observação pública e de quando é esse PPP, ele é o atual?... Por favor, não quero incomodar, é que considero importante para minha formação como profissional essas informações, até mesmo pela senário social e tecnológico que temos hoje. Um Grande abraço!
Postar um comentário