10 de maio de 2012

Sistema Respiratório - Turma 1802


No ser humano a respiração pulmonar (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), ocorre entre o ar e a corrente sanguínea, sendo feita pelo sistema respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigénio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o dióxido de carbono (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
 
NARIZ

O nariz é uma protuberância situada no centro da face. O ar entra nas vias respiratórias através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais, direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa nasal. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira, evitando que estas sejam inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfacto.                                                                                                        
     FARINGE E LARINGE  


A faringe situa-se atrás das cavidades nasais e à frente às vértebras cervicais. funcionando como passagem de ar e alimento. A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Situa-se na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais e tem três funções:
Actua como passagem do ar durante a respiração;
Produz som, ou seja, a voz ( fonação); Impede que o alimento e objectos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como é o caso da traqueia).                                                                                                         
 TRAQUEIA

                                   
A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina bifurcando-se nos 2 brônquios principais e situa-se de forma mediana e anterior ao esófago.
A traqueia contém aproximadamente 20 anéis cartilagíneos é forrada por uma mucosa glandular e ciliada, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.
                                 
Veja mais do nosso trabalho clicando AQUI

Este trabalho foi realizado nas aulas de EXATAS, do professor Marco Carrera.

Somos Lucas, Fabiana, Romário, Douglas, Jocielio e Francisco, da turma 1802.

 


2 comentários:

Silvana Maida Huguenin disse...

Alunos e professores pesquisadores do século XXI!!! Parabéns!

Anônimo disse...

obrigado amigo! ótimo post!